Graça e Paz aos acompanhantes do Blog da Oficina de dança de Rua...
Bem... vamos fazer uma pequena retrospectiva do que houve em nossas aulas.
1ª Aula - 21/04/09 (Feriado Tiradentes)
Bem... vamos fazer uma pequena retrospectiva do que houve em nossas aulas.
1ª Aula - 21/04/09 (Feriado Tiradentes)
Foi uma aula muito proveitosa, na qual conheci a turma desta Oficina - mas não toda a turma, muitos faltaram por não saberem da aula.
Inicialmente, conversamos sobre o hip hop e sobre dança de rua, perguntei a todos o que eles entendem por esses dois termos, muitos consideraram o hip hop como dança, estilo de moda e música, quando eu os perguntei sobre a dança de rua, ficaram sem saber o que dizer...rsrsr Daí expliquei que, o conceito de Hip Hop, não estava errado, mas estava incompleto...
A dança de rua, é uma vertente, dentre muitas outras, que fazem parte do Hip Hop, mas o que seria então, o Hip Hop.
Hip Hop, em resumo, é um movimento cultural que surgiu há 40 anos, num bairro muito pobre e extremamente violento, o Bronx - New York - EUA, formado por vários elementos, segundo Áfrika Bambaataa (O criador desta Cultura), são quatro: os movimentos da DANÇA DE RUA, a letra do RAP, a musicalidade dos DJs e a arte plástica do GRAFFITE (arte de pichar paredes, que é diferente de vandalismo); estas informações qualquer pessoa encontra pesquisando aqui na Net sobre a história do Hip Hop. Além disso, há quem diga que exista mais um elemento, o basquete de rua, realmente percebemos que onde existem competições desta modalidade de basquete, sempre vemos alguém dançando Break(um tipo de dança de rua), paredes próximas da quadra graffitadas, e muito som de funk e Rap (geralmente observamos isto na torcida).
Voltando ao surgimento do Hip Hop, ele surgiu não só como forma de entretenimento e diversão, mas principalmente como uma ferramenta diminuir a violência que tomava rumos tão incontroláveis no Bronx, a ponto de intimidar a própria policia que supervisionava este local. E realmente foi isso que aconteceu, as muitas gangues que existiam naquele lugar que, antes duelavam entre si com muita agressão física e até armas brancas e de fogo, passaram a duelar através da dança, ou seja, a violencia foi aos poucos sendo substituída pela manifestação dos talentos artísticos de cada componente de uma gangue. A respeito do Som, na verdade, o que temos no hip hop, é mix de vários ritmos prazerosos que existavam em alta na época, o funk, o soul, o jazz, o reggae, foram inclementadas as batidas eletrônicas junto a tudo, vários DJs foram consagrados no Hip Hop estourando com essa grande novidade para aquela época, este som, era tocado em boates, festas, bailes e inclusive nas ruas, muitos já tinham aquelas grandes caixas sonoras no porta malas de seus carros, e levavam um potente som para as ruas. O graffite teve sua grande importancia para marcar os territórios de cada gangue, eles graffitavam nas paredes de seus territórios sua TAG (uma espécie de assinatura que todas as gangues tinham, aqui em Alagoas, temos algo muito semelhante a isso, a clássica oposição entre as torcidas de futebol: Comando vermelho e Mancha Azul).
Bem, eu só iria citar como foi a aula...rsrs
Mas, acho que me impolguei e falei mais do que divia entrei muito ma história do Hip Hop (inclusive, é pra todos fazerem uma pesquisa sobre esse assunto, tudo o que falei foi só um pequeno resumo).
Bem... ainda sobre a nossa 1ª aula... continuamos-la com um rápido alongamento e logo após, fizemos uma atividade muito legal de pular corda, que inclusive, foi tão boa, que pretendo repetí-la em um de nossos próximos encontros...rsrsr
Após a atividade da corda, dançamos uma pequena coreografia que também foi muito divertida. Finalmente, acabamos nosso primeiro encontro com um relaxamento, sempre é bom relaxar nossa músculatura e fazer nossa circulação sanguínea voltar a calma (sempre que tivermos uma prática intensa como esta, terminaremos assim), e nos despedimos marcando o que aconteceria na próxima aula.
Um Abraço a Todos...
Que Deus Abençõe...
Wallace Procópio
(Profº da Oficina de dança de rua)

Nenhum comentário:
Postar um comentário