sexta-feira, 14 de agosto de 2009

10ª, 11ª, 12ª aulas: B.Boying

Saudações...

Bem pessoal, neste post vou tentar de maneira breve, relatar o que houve em nossas 10ª, 11ª e 12ª aulas, que aconteceram respectivamente nos dias 01/08/09, 08/08/09, 15/08/09.
Nessas aulas conhecemos mais uma nova modalidade de dança de rua, o B.Boying, que é a última modalidade programada para esta oficina. Estudamos o conceito, o histórico, as características, assistimos alguns vídeos de performances e claro, praticamos vários movimentos da dança.

O B.boying é uma modalidade de dança de rua em geral baseada no improviso do B.boy (o dancarino de B.boying), que dança individualmente (podendo também dançar em dupla ou grupo de B.boy). Durante sua performance, o B.boy exibe ritmo, agilidade, equilíbrio, força, concentração e coordenação motora. Dando asas a sua imaginação, dentro dos padrões da dança B.boying, tudo o que ele faz, é sempre de acordo com as batidas da musica.

Essa modalidade é também conhecida como Break Dance. E é bastante divulgada pela mídia nos dias de hoje, através de filmes, vídeo-clips, programas de TV e Internet. Atualmente existem inúmeros eventos em diversos países que tem propagado a sua divulgação, esses eventos são conhecidos como "Battles", que são as competições em que B.boys de todos os lugares participam, afim de conseguirem as premiações que são dadas aos melhores B.boys do evento, Mundialmente, os mais conhecidos são o Euro Battle e o Campeonto Red Bull.

O B.Boying possue 3 grupos fundamentais de movimentos (1. Top Rock, 2. Foot Work e 3. Freezer - que correspondem respectivamente ao início da performance, o desenvolvimento dela com um trabalho de nível de coordenação motora difícil com as pernas e a finalização da mesma com uma posição estática). Uma pessoa sabendo fazer isso durante a música, já é um B.Boy.
Além desses grupos de movimentos, exitem mais 2 grupos que eu os classifico como grupos de movimentos acessórios do B.Boying, que são os 1. Spin Moves e 2. Power Moves (movimentos giratórios e de força), Muitos desses movimentos são provenientes de movimentos de ginástica e capoeira.

- Na aula do dia 01/08, depois de ter apresentado a modalidade aos alunos e praticar alguns exercícios de alongamento e aquecimento, tivemos nossa primeira vivência do B.boying, aprendendo o TOP ROCK, que é o momento em que o B.boy inicia a sua performance, executando sua dança em pé, reconhecendo o seu espaço de trabalho, e o ritmo da música, bem como suas batidas. Muitos B.boys consideram esse momento como o "cartão de visita" do B.boy.
Essa etapa foi fácil para todos, ou pelo menos para a maioria, alguns apresentaram algumas dificuldades de coordenação motora, mais com o tempo, foram se aperfeiçoando e melhorando a execução dos movimentos que direcionei.

- Na aula do dia 08/08, depois de devidamente aquecidos e preparados fisicamente, vivenciamos o alguns movimentos do segundo grupo de movimentos fundamentais do B.Boying, o FOOT WORK, nome que significa trabalho de pernas, esses movimentos exigem do B.Boy um nível um pouco maior de coordenação motora e força nos braços, que em todos os momentos estão em contato com o chão, em quatro, três, ou dois apoios. Nesta aula, a dificuldade dos alunos não passou despercebida, mas direcionei com calma a todos para que conseguissem ter sucesso na execução dos movimentos.

- Na aula do dia 15/08, senti a necessidade de voltar ao TOP ROCK, e trabalhar o Improviso de movimentos dentro da intenção do B.boying, sentir as batidas da música, e executar alguns movimentos em pé.

Todas as aulas finalizaram com exercícios de força, flexões de braço e abdominais, breve um relaxamento para coltar a calma, e uma conversa com os alunos em que conversamos sobre o que aprendemos durante as aulas, se eles identificaram alguma dificuldade, isso é bastante importante para a aula, porque direciona o aluno a praticar um pouco mais, os movimentos que tiveram complicações.

Aguardo vocês na próxima aula, que será no sábado (22/08) pela manhã, a partir das 8:00, na Igreja Belém da chã.
Não faltem... Na próxima aula, estarei criando nossa nova coreografia.

Até Mais...

Na graça e no Amor de Cristo...

Wallace Procópio
(Profº da Oficina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário